É muito provável que você conheça ou pelo menos já tenha ouvido falar no Xiaomi Mi 8 Lite. Ele é um dos intermediários mais populares atualmente, inclusive no Brasil, nos grupos de celulares no Facebook, o smartphone é a principal recomendação para quem busca um aparelho de médio custo.
Lançado em setembro de 2018, o Mi 8 Lite traz o processador Snapdragon 660 AIE, que em teoria é uma versão melhorada do 660 normal, essa versão consegue dar conta de jogos pesados como PUBG Mobile e Asphalt Xtreme.
O conjunto do Xiaomi Mi 8 Lite é bom, mas é o design de celular premium com cores gradientes que chama atenção e para quem se importa com as aparências, sem sombra de dúvidas este é um fator decisivo na escolha.
Como usuário da Xiaomi há três anos, eu tive a oportunidade de usar dezenas de aparelhos, dos modelos de entrada aos tops de linha e posso afirmar que fiquei surpreso com a qualidade de construção do Mi 8 Lite, que é um celular relativamente barato, ainda mais se comparado a concorrentes.
Desempenho
O Snapdragon 660 é um processador que mesmo tendo quase dois anos de lançado ainda está entre os melhores chips intermediários do mercado. Ele está presente no Mi A2, Redmi Note 7 Pro, Mi Note 3, entre outros modelos da Xiaomi e tudo indica que ele será o “novo Snapdragon 625” da marca.
Jogos como Asphalt Xtreme, Free Fire e até mesmo PUBG Mobile não tiveram qualquer dificuldade em rodar, mas a carcaça de vidro do Mi 8 Lite não dissipa muito bem o calor e ficar mais de 20 minutos em um jogo pesado como PUBG Mobile que roda os gráficos no médio (por padrão) pode causa desconforto.
Câmera
O aplicativo da câmera traz diversas funções para brincar, incluindo Inteligência Artificial que detecta cenas e objetos para melhorar o processamento das fotografias. As fotos foram tiradas no modo automático, incluindo a ativação do HDR e da IA.
Claro que o cenário contribui para boas fotografias, mas desde o Mi Note 3 a Xiaomi começou a trabalhar nos sensores e no software da câmera dos seus aparelhos, o Mi 8 Lite, por exemplo, traz os mesmos sensores do Pocophone F1 e Mi 8 SE, que são aparelhos mais caros, mas considerados bons pelo custo benefício do conjunto.
Sistema
O Xiaomi Mi 8 Lite vem com a MIUI 10 e atualização para o Android 9 Pie e apesar da fluidez do sistema há adwares de fábrica que torna péssima a usabilidade. Desde a MIUI 9 a Xiaomi começou a implementar um sistema de anúncios semelhante aos encontrados nas Shop ROM, porém há como desabilitar sem que seja necessário fazer root ou qualquer coisa que comprometa a segurança do aparelho.
A MIUI é semelhante ao iOS e não é só no visual, é que ela traz um sistema de proteção que torna o celular um peso de papel em caso de perdas, furtos ou roubos. O chamado “Mi Cloud” permite que o usuário, via internet, ative o bloqueio do smartphone, podendo ser desbloqueado apenas com a conta Mi cadastrada.
Aqui estão alguns dos recursos legais da MIUI:
- Duplicação de aplicativos
- Leitor de QR code nativo
- Integração com outros dispositivos da Xiaomi
- Centenas, se não milhares de temas disponíveis
- Compartilhamento da WiFi via hostpot
- Transferência rápida de arquivos entre dispositivos MIUI com o Mi Drop
- Aplicativo nativo para extrair arquivos compactados
- Aplicativo nativo de limpeza de arquivos e cache
Vale a pena comprar o Xiaomi Mi 8 Lite?
Custando atualmente na Gearbest R$ 799 a versão de 4GB/64GB, o Xiaomi Mi 8 Lite está entre os melhores smartphones intermediários que você pode comprar pelo mesmo valor, seus concorrentes são basicamente o Redmi Note 7 e Redmi Note 7 Pro, aparelhos que chamam atenção pela câmera excepcional e que trazem o mesmo hardware do Mi 8 Lite.
Onde comprar o Mi 8 Lite no Brasil
EsTe aparelho é bom para usar os Aplicativos (Uber, POP 99, Capifica, …)
Geraldo, se foi uma pergunta, a resposta é sim. Nos meus testes, não vi qualquer problema com o GPS. Ele traz o pack GPS, A-GPS, Glonass, Beidou que teoricamente usam 4 sistemas diferentes para mapear a localização…