Depois do lançamento do Huawei P20 Pro no primeiro trimestre de 2018, as fabricantes de smartphones começaram a correr contra o tempo para lançar um smartphone com câmera tão boa ou próxima do top de linha da Huawei.
Muito a frente do seu tempo, o P20 Pro não conseguiu ser superado nem pelo Huawei Mate 20 Pro que teve mudanças significativas nos sensores e software da câmera, com o lançamento do Mate 20 Pro, a Huawei conseguiu apenas ficar empate no ranking de fotografias que a DxOMark usa para classificar os celulares com a melhor câmera do mundo de acordo com as suas análises.
Com um ano após o lançamento do Huawei P20 Pro, a Huawei apresentou o P30 Pro, smartphone que sim, conseguiu superar seu antecessor e criar uma tendência pela exploração do zoom óptico. O Huawei P30 Pro não foi superado desde seu lançamento em março, mas a disputa por câmeras tão boas ou próximas está mais acirrada e mesmo, fabricantes menores como a OnePlus, conseguiu mostrar sua capacidade em explorar as câmeras dos celulares com maestria.
1. Huawei P30 Pro
Lançado em março, o Huawei P30 Pro é o líder mundial entre os smartphones com melhor câmera do mercado. O aparelho traz lentes Leica, usa Unidade de Processamento Neural (NPU), Inteligência Artificial, quatro sensores na câmera traseira, sendo alguns fabricados com exclusividade e um zoom óptico de 5x podendo chegar a 50x, se mesclado com o digital.
O smartphone também traz um dos melhores modo noturno para fotografias a noite que pode ser encontrado em um celular. Há também o “modo lua” que aperfeiçoa o software para captar mais detalhes de fotos tiradas da lua.
Quer saber mais sobre ele? Leia: Huawei P30 Pro – Tudo que você precisa saber sobre ele
Onde comprar
2. OnePlus 7 Pro
A partir do lançamento do OnePlus 5 a OnePlus começou a trabalhar mais no aperfeiçoamento da câmera dos seus smartphones, chegando a fazer parceria até com a renomada DxOLabs para melhorar o software de câmera dos seus smartphones, no entanto, apesar de ter melhorado, foi com o lançamento do OnePlus 7 Pro que a empresa passou a se situar entre as fabricantes com a melhor câmera do mercado, o que causou uma tremenda surpresa entre fãs e não fãs da marca.
Hoje o OnePlus 7 Pro é o segundo do ranking de smartphones com a melhor câmera para fotografia do mundo.
3. Honor 20 Pro
Desde o ano passado a Honor vem melhorando a qualidade dos seus flagships, os aparelhos que não passavam de meros intermediários com um processador de top de linha, hoje são aparelhos prontos para competir com o tão disputado mercado de flagships.
O Honor 20 Pro vem em terceiro lugar no ranking de melhores celulares para fotografia do mercado chinês, diferente dos seus concorrentes, ele chama atenção pela abertura f/1.4, é o primeiro smartphone do mundo a ter essa abertura. Como o Huawei P30 Pro, ele traz quatro câmeras sendo o sensor principal, o Sony IMX586, o mesmo do OnePlus 7 Pro e Xiaomi Mi 9.
4. Huawei Mate 20 Pro
Em fevereiro, o Huawei Mate 20 Pro recebeu o prêmio GLOMO, o qual elege o melhor celular lançado em um ano. Em relação ao Huawei P20 Pro, o Mate 20 Pro teve mudanças não só nos sensores da câmera traseira, como no esquema de capturar a foto onde o sensor monocromático foi substituído por um objetiva/super wide-angle, a mudança levou o Mate 20 Pro a um empate técnico em qualidade de câmera com o P20 Pro.
Onde comprar
5. Huawei P20 Pro
Este smartphone lançado há mais de um ano ainda consegue receber elogios dos fotógrafos pela capacidade de capturar imagem que possui. O Huawei P20 Pro com certeza foi a inspiração para todos os modelos mencionados nessa lista, foi o primeiro aparelho a ultrapassar os 99 pontos do ranking da DxOMark, um marco incrível para um simples smartphone.
A câmera é composta por um sensor de 40MP Wide, um secundário de 20MP monocromático e um de 8MP teleobjetiva.
Como nos outros smartphones da Huawei e Honor, o P20 Pro traz um software da câmera bastante completo. Para ajudar nas fotos automáticas, ele conta com Inteligência Artificial que reconhece cenas, objetos, cores e propõe o melhor aspecto para a fotografia.
Onde comprar
6. Xiaomi Mi 9
Estava sentindo falta dos celulares da Xiaomi no artigo, não é? O Mi 9 apesar de ter uma ótima câmera, muito bem aclamada pela crítica não foi capaz de superar nenhum dos smartphones mencionados acima, quando foi apresentado chegou a ser o terceiro smartphone com melhor câmera do mundo, mas outros modelos foram lançados e ele foi perdendo posição no ranking da DxOMark.
Há três sensores que compõe o Xiaomi Mi 9, o primário é o de 48MP com lente wide, o segundo possui 16MP e traz uma lente ultrawide, enquanto o terceiro é de 12MP com lente teleobjetiva.
Onde comprar
7. Xiaomi Mi Mix 3
Lançado em outubro de 2018, o Xiaomi Mi Mix 3 vem logo atrás do Xiaomi Mi 9 em relação a câmera. Ele traz duplo sensor de 12MP, um com lente wide e outro com lente teleobjetiva, são os mesmos sensores do Xiaomi Mi 8, mas com um software mais otimizado.
O Mi Mix 3 foi o primeiro celular da Xiaomi a bater o Huawei P20 (não confundir com o P20 Pro) no ranking da DxOMark.
Onde comprar
8. Huawei P20
Anunciado ao lado da versão Pro, o Huawei P20 também está entre os celulares chineses com melhor câmera do mercado, para você ter ideia, ele é superior a modelos como Google Pixel 3, iPhone XR e Samsung Galaxy S9 Plus que são smartphones mais recentes e referência em câmera entre usuários.
O Huawei P20 traz 12MP no sensor principal com lente wide e um segundo sensor de 20MP, preto e branco também com lente wide.
Onde comprar
9. Xiaomi Mi 8
Teoricamente há um empate técnico com o Mi Mix 3, pois ele usa o mesmo sensor e recebeu a mesma atualização de software que otimiza a câmera porém, como a DxOMark fez a análise antes dessa atualização de software, ele permanece na oitava posição do ranking.
Além dele, o Mi 8 Explorer Edition e Mi Mix 2S possuem os mesmos sensores do Mi Mix 3 e também receberam a atualização que melhora a câmera do smartphone.
Onde comprar
Há sim outros modelos que se encaixaria entre os mencionados na lista, como o Oppo Reno Zoom 10x, Huawei P30 e etc, mas o artigo foi elaborado com base nos aparelhos avaliados pela DxOMark.