Fundada em 6 de abril de 2010, a Xiaomi lançou seu primeiro smartphone somente em agosto de 2011, ano que o Android começou a substituir sistemas como Windows Mobile, Symbian e Java, que eram os principais sistemas encontrados nos smartphones.
Conhecida como Apple chinesa, a Xiaomi está mais para uma Samsung chinesa, pois foi a sul-coreana quem popularizou a estratégia de diversificação de smartphones, processo que ficou conhecido na web como samsungzação. Também é a Samsung quem fabrica os mais diversos produtos, como TV, máquina de lavar, notebook, projetores, ar condicionado e etc.
A filosofia da Xiaomi consiste no desenvolvimento de tecnologias voltadas a Internet das Coisas e na contribuição para o desenvolvimento ecológico, motivo que levou a marca a uma parceria com a Besturn para a criação de um carro inteligente. Hoje a marca possui mais de 800 produtos com IoT e mais de 130 milhões de dispositivos interconectados.
A MIUI não é uma simples UI como a OxygenOS ou a EMUI, é um sistema que se comunica com outros produtos da Xiaomi, oferecendo maior usabilidade e facilitando a interação com o Mi Home.
Curiosidades sobre a Xiaomi
- É a quarta maior fabricante de celulares do mundo, ficando atrás da Samsung (1º), Apple (2º) e Huawei (3º).
- A margem de lucro é de apenas 5%. Durante o lançamento do Xiaomi Mi 9, a empresa reforçou que manteria a margem de lucro.
- Opera em mais de 80 países.
- Além de eletrônicos, fábrica itens do vestuário e da sessão do descarrego.
- Em novembro de 2018 a Xiaomi entrou para o Guinness Book ao abrir 500 lojas Mi Stores de uma única vez na Índia. Em dezembro do mesmo ano, a empresa também entrou no Guinness por fazer uma árvore de natal de 7,9 metros usando 1.008 celulares Mi Play.
- Uma das filosofias da empresa é ter um relacionamento mais próximo com o consumidor e para isso, anualmente a empresa envia mais de 100 mil cartões postais para os clientes e também faz o convite para que muitos deles jantem com a “família Xiaomi”.
- Governos e empresas podem encomendar celulares da marca de forma personalizadas que facilite a interação com regras do sistema governamental ou empresarial.
- É a maior fabricante de TVs da China
- Em 2017 a Xiaomi anunciou o Mi 5C, primeiro smartphone com o Surge S1, processador fabricado pela Pinecone, empresa da própria Xiaomi. Depois dele, outros smartphones com processadores da Pinecone não foram fabricados, não se sabe a razão, mas fato é que atualmente a empresa irá ajudar na fabricação de chips voltados a IoT.
- No primeiro trimestre de 2019, a Xiaomi foi a marca de TV mais popular na China.
- Dia 30 de março de 2019, Lei Jun declarou que a Xiaomi tem 23 mil funcionários.
Fonte: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9