O jornal chinês Global Times anunciou que a Huawei pretende lançar um smartphone com o sistema operacional HongMeng até final do ano. Segundo o veículo, trata-se de um smartphone que custará 2.000 yuans, algo em torno de R$ 1.116, o preço seria um atrativo para os desenvolvedores e usuários dispostos a testarem o sistema.
O HongMeng será um sistema híbrido com foco na Internet das Coisas, a primeira amostra do SO chegará em 10 de agosto com o lançamento das Smarts TVs da Honor.
Pesquisas recentes mostraram que mesmo com as sanções dos EUA, a Huawei cresceu 4.6% no mercado global de smartphones. No último G20, realizado em junho deste ano, a China e os Estados Unidos chegaram em um acordo no caso Huawei e embora a fabricante esteja com a punição aliviada, há o receio de novas sanções voltarem acontecer.
A fabricante deixou claro que o HongMeng só substituirá o Android em seus smartphones, caso a Google seja obrigada a interromper o suporte do seu sistema para seus celulares.
Fontes disseram ao Global Times que o novo sistema da Huawei poderá ter suporte aos aplicativos do Android. A segurança será um dos principais focos do HongMeng, o sistema trará funções criptográficas que impedirão que a privacidade dos usuários seja violada.
Fonte: Global Times