Lançado em outubro de 2020, o iPhone 12 vem tendo queda de preço após o lançamento do iPhone 15. Mas ainda vale a pena comprar um aparelho com 3 anos de lançado?
Uma das características da Apple é manter a longevidade dos seus smartphones, atualizando-os por uma média de 6 anos. Aparelhos da Samsung, por outro lado, são atualizados por no máximo 3 anos. Diante disso, o iPhone 12 terá mais 3 anos de sobrevida.
Desempenho do iPhone 12
Usando dados do AnTuTu V10, o processador que equipa o iPhone 12, o Apple A14 Bionic, se mostra como um dos melhores do mercado, ultrapassando a marca de 1 milhão de pontos.
Pelo mesmo preço, é possível comprar o Galaxy S23, que é equipado com o Snapdragon 8 Gen 2, processador 34% mais rápido. Há também o Poco F5 Pro da Xiaomi, mas por trazer um processador de geração anterior ao smartphone da Samsung, ele será desconsiderado, assim como os aparelhos da Motorola.
A câmera do iPhone 12 ainda é boa?
Equipado com o sensor IMX372 de 12MP da Sony, o aparelho apresenta câmera superior ao de concorrentes de preço, como o Poco F5 Pro ou Motorola Edge 30 Ultra, mas fica atrás do Galaxy S23. Segundo dados de análise do laboratório DxOLabs, essa distância é de 12 pontos, isso coloca os dois aparelhos em categorias diferentes, embora a diferença entre a fotografia dos aparelhos seja mais perceptível em cenários de pouca iluminação ou fotos com zoom.
Conclusão:
O iPhone 12, mesmo com 3 anos de lançamento, ainda apresenta desempenho superior a aparelhos da Motorola na mesma categoria de preço, assim como fica à frente dos aparelhos da Xiaomi em relação à câmera. No entanto, quando o assunto é Samsung, a empresa sul-coreana se mostra como a melhor opção, ainda mais se você busca um aparelho mais atual.