A Huawei deu início a era de Inteligência Artificial em seus smartphones ao anunciar o Kirin 970, seu primeiro processador com IA. Ele chegou com promessa de entregar mais desempenho consumindo menos energia, além de ter chips para processamento de imagens dedicado. Para aprimorar mais ainda, no decorrer de 2018 foi anunciado duas novas tecnologias para celulares com o Kirin 970, são elas:
GPU Turbo: Tecnologia que eleva o desempenho gráfico da GPU e ao mesmo tempo poupa o consumo da bateria durante os jogos.
CPU Turbo: Funciona como um overclock e aumenta o desempenho do processador.
O Kirin 970 também foi essencial para tornar o Huawei P20 e P20 Pro como os primeiros celulares a ultrapassarem a barreira de 100 pontos da DxOMark e ainda ocupam o ranking de celulares com as melhores câmeras do mercado.
Sabendo tudo isso sobre o Kirin 970, é certo que a Huawei lance o Kirin 980 para ser o melhor processador de 2018, mesmo que a Qualcomm lance seu próximo top de linha em dezembro. A Huawei está determinada em levar mais desempenho e mais eficiência energética em seu próximo chipset e isso não é nenhuma novidade, mas a forma como a fabricante chinesa vem trabalhando em pesquisas, talvez faça com que o Kirin 980 que tem lançamento marcado para próximo dia 31 surpreenda as expectativas de mercado.
O que sabemos sobre o Krin 980:
Vazamentos recentes indicam que ele será fabricado em processo de 7nm e será um chip octa-core, com quatro núcleos Cortex-A77 com velocidade de 2.8GHz e mais quatro núcleos Cortex-A55 sem velocidade divulgada.
A GPU Mali-G72 MP24 que conta com 24 núcleos irá acompanhar o Kirin 980 que deve estrear no Huawei Mate 20.
Usada pela primeira vez no Kirin 970, a NPU foi essencial para ajudar no reconhecimento de cenas da câmera do Huawei Mate 10 que foi apresentado em outubro.
Em julho, a Huawei anunciou o Honor Note 10 que chamou atenção por trazer resfriamento líquido para dissipar o calor em até 41%.
Leia também: Huawei Honor Note 10 – Preço, ficha técnica e onde comprar
Leia também: Os melhores celulares chineses tops de linha de 2018