Desde 2011 acompanho o mercado de celulares chineses, conheci a Xiaomi e OnePlus praticamente quando essas empresas surgiram e hoje são umas das marcas mais procuradas pela qualidade e preço baixo que oferecem.
A Xiaomi desde que cresceu está sendo cobrada por câmeras melhores em seus flagships. Somente à partir 2017 que a fabricante vem querendo brigar com as gigantes que dominam esse mercado, sem perder a excelência do custo benefício a missão não é fácil, mas está sendo cumprida e hoje o ranking que classifica os celulares com as melhores câmeras do mercado, traz pelo menos dois modelos da Xiaomi.
Igual a Xiaomi, a Huawei também briga pelo mercado que sempre foi ocupado por fabricantes sul coreanas e americanas e hoje ela lidera a lista da DxOLabs que classifica os celulares com a melhor câmera do mercado. Nessa lista, entre os dez primeiros modelos, pelo menos seis são de marcas chinesas e isso mostra a dedicação que fabricantes que até 5 anos atrás não eram conhecidas no Brasil.
Leia também: Os melhores celulares chineses tops de linha de 2018
Huawei P20 Pro
Lançado em março, o Huawei P20 Pro desde então é o único celular que conseguiu 109 pontos na avaliação da DxOMark, ele está três posições acima do Samsung Galaxy S9 Plus, cinco acima do Google Pixel 2 e seis acima do iPhone X e não é por acaso, o Huawei P20 Pro traz três sensores na câmera traseira, sendo um de 40MP, outro de 20MP e um de 8MP, os sensores capturam mais cores RGB, trazem um zoom óptico de 2X e capturam 20% mais luz.
Seu processador é o Kirin 970 que foi um dos precursores na corrida pela Inteligência Artificial e possui um recurso chamado “GPU Turbo” que aumenta em até 60% o desempenho gráfico da GPU nos jogos, ao mesmo tempo poupa 30% da bateria e é considerado um dos melhores celulares atuais.
O preço pode ser o único empecilho para quem está interessado. Abaixo segue a disposição dele nas principais lojas chinesas:
Huawei P20
Foi apresentado junto ao P20 Pro e é o segundo colocado no ranking de celulares chineses com as melhores câmeras. Ele é uma versão mais “lite” com tela menor e preço mais acessível. Traz a mesma performance e tecnologias da versão Pro e está acima do Galaxy S9 Plus, Google Pixel 2 e iPhone X, perdendo apenas para o HTC U12+ se comparado ao ranking geral.
O Huawei P20 traz dupla câmera traseira com sensores de 12MP + 20MP com lentes Leica, suporte a Inteligência Artificial que detecta o cenário e aplica os melhores filtros as fotos em tempo real.
Xiaomi Mi 8
Quem viu o Xiaomi Mi6 decepcionar em fotos, não imaginou que tão cedo a Xiaomi iria mudar sua má fama em câmeras. Apenas cinco meses após o lançamento de seu flagship, a Xiaomi anunciou o Mi Note 3, um intermediário premium aclamado pelas críticas que cursou um novo rumo para a fabricante.
Anunciado em maio, o Xiaomi Mi8 foi uma surpresa que nenhum concorrente esperava e hoje é o celular mais indicado para quem busca relacionar preço baixo, desempenho alto e câmera boa. Ele traz o Snapdragon 845 que é o processador com maior desempenho da atualidade, dois sensores de 12MP + 12MP que combinados dá ao smartphone, o quinto lugar no ranking dos melhores celulares, ele fica abaixo do Samsung Galaxy S9 Plus no quesito de vídeo, mas acima no quesito fotos.
Huawei Mate 10 Pro
A Huawei sempre teve boa fama no quesito de câmera e não é à toa que engenheiros da Nokia foram contratados para manter essa reputação. Lançado em outubro de 2017, o Mate 10 Pro chegou a ficar em segundo lugar no raking da DxOMark, na época o Google Pixel 2 era o líder.
Com nove meses de lançado, é incrível que ainda sobreviva a acirrada concorrência pela melhor câmera do mercado. Ocupando o oitavo lugar no raking geral, o Huawei Mate 10 Pro traz o mesmo processador do Huawei P20 e P20 Pro. A câmera traseira sensores de 12MP + 20MP.
Xiaomi Mi Mix 2S
Depois do Mi Note 3, o Mi Mix 2S foi o segundo celular da Xiaomi a chamar atenção pela boa qualidade na câmera. O modelo foi lançado em março trazendo dupla câmera traseira com sensores de 12MP + 12MP junto ao processador Snapdragon 845.
Alcançando a média de 97 pontos nos testes da DxOMark, o Mi Mix 2S conseguiu alcançar o Huawei Mate 10 Pro e iPhone X, levando vantagem de 1 ponto em fotos sobre o Mate 10 Pro, ficando atrás apenas nos testes de vídeo.
OnePlus 6
Enquanto a Xiaomi atrasou o lançamento do Mi 8, a OnePlus adiantou o lançamento do OnePlus 6 e acabou sendo superada pelo concorrente em câmera. Na semana passada a DxOMark liberou a análise sobre a câmera do OnePlus 6, o qual ficou mais com notas mais próximas ao Mi Mix 2S que do Xiaomi Mi 8.
Lançado em maio, o OnePlus 6 teve 96 pontos na nota geral e 100 pontos em foto. A câmera traz duplo sensor de 16MP + 20MP, ambos da Sony e foi elogiada como uma boa câmera para a faixa de preço.
Xiaomi Mi Note 3
O Mi Note 3 foi a primeira prova de que a Xiaomi estava disposta a mudar sua filosofia. Ela rebaixou uma linha de flagship premium para intermediário premium e surpreendeu com o lançamento do smartphone. Sua câmera superou a do OnePlus 5 e em fotos, até do Google Pixel e iPhone 8.
No geral, o Xiaomi Mi Note 3 tirou 90 pontos, mas em fotos foram 104 pontos, número suficiente para tornar o Mi Note 3 o intermediário com melhor câmera do mercado.
Leia também: OnePlus 3 e 3T recebem atualizações de segurança de julho
Leia também: Como receber atualizações da OxygenOS mais rápido
Leia também: A Xiaomi possui oito celulares com o Snapdragon 625
Parabéns pelo seu trabalho, lhe acompanho em várias redes.
Valeu, Vinicius!
e o xiaomi note 5, a camera não é boa?
Sim! Mas está distante dos modelos mencionados no artigo.
Boa tarde eu gostaria de saber os preços dos celulares atualizado em Real