Lançado em junho, o Xiaomi Mi 8 SE pode ser considerado o melhor celular intermediário atual. Ele traz o Snapdragon 710, processador mais potente da linha intermediária da Qualcomm, design que segue a tendência atual de celulares com notch, tela Amoled ao invés de LCD, ganhando cores mais vivas tanto em fotos, quanto vídeos e jogos, e versão com 6GB de RAM e armazenamento de até 128GB de memória interna.
Com desempenho de CPU próximo a de um smartphone com Snapdragon 821, o Snapdragon 710 recentemente desbancou seu concorrente, Kirin 710 em um teste de benchmark feito no GeekBench, se aproximando no single-core do Kirin 970 que compõe celulares como Huawei P20 Pro e Huawei Mate 10. Diferente de processadores ultrapassados como o Snapdragon 820 e Snapdragon 835, o Snapdragon 710 incorpora elementos trabalhados para Inteligência Artificial, recurso que a Xiaomi aproveitou para melhorar as fotografias do Xiaomi Mi 8 SE.
Câmera
Falando em câmera, o Xiaomi Mi 8 SE não passou pelo rigoroso teste que a DxOLabs costuma realizar em celulares, mas fotos feitas por usuários mostra que a qualidade das fotos são próximas ou superior a do Xiaomi Mi Note 3 que até pouco tempo era considerado o celular da Xiaomi com melhor câmera do mercado.
A qualidade das fotografias traseira se resumem a dois sensores: O primário é um Sony IMX363 com 12 MP, f/1.9, 1.4µm, dual pixel PDAF e o secundário um Samsung S5K5E8 de 5 MP, f/2.0, 1.12µm, depth sensor, enquanto que a câmera frontal traz um sensor de 20 MP da Samsung com abertura f/2.0.
Selfies e fotografias com a câmera traseira podem ser vistas aqui:
Design
Lançado nas cores branco, preto, vermelho e azul, o Xiaomi Mi 8 SE é um smartphone pequeno, mesmo tendo tela grande. Suas dimensões equivalem a de um celular de 5.15″, mesmo tendo tela de 5.88″, ideal para quem não se adaptou a celulares com tela grande.
Suas bordas são menos arredondadas que o modelo Mi 8, o GSMArena atribui isso a uma redução de custo na produção do modelo.
Leia também: Xiaomi Mi 8 vale à pena comprar?
Leia também: Huawei P20 Lite – Vale à pena?
Leia também: Os melhores celulares chineses tops de linha de 2018
Preço e onde comprar
Custando à partir de R$ 1.200 na versão de 4GB/64GB, o Xiaomi Mi 8 SE definitivamente consegue substituir o Xiaomi Mi Note 3 e oferece uma relação custo benefício melhor. Seu concorrente é o Huawei Honor 10 que leva vantagem em desempenho e talvez perca em câmera, embora seja mais caro.
O intermediário premium da Xiaomi está disponível em várias lojas com os mais variados preços, abaixo você acompanha os preços e versões.
Previsão de ROM global?
Não! Somente quando a Xiaomi lançar ele fora da China, infelizmente ela não costuma dizer quando faz isso.