Criada em 2010, com apenas 8 anos de existência a Xiaomi consegue ser a quinta maior fabricante de smartphones do mundo. Como uma empresa tão nova consegue estar na frente de veteranas e especialistas neste mercado como Sony, Motorola e LG? A resposta para a pergunta está no Xiaomi Mi 8, smartphone flagship lançado em maio que desde então é um sucesso de vendas. Com apenas 18 dias de lançado, mais de um milhão de unidades do Xiaomi Mi 8 foram vendidas, todo esse espetáculo de vendas está ligado ao que faz da fabricante chinesa, uma marca tão especial entre seus fãs, quanto a Apple, não é à toa que ela é conhecida no Ocidente como “Apple chinesa”.
Trazendo o Snapdragon 845, chip de maior desempenho da Qualcomm, o Xiaomi Mi 8 foi lançado a preço de intermediário se comparado a modelos da Samsung, por exemplo, o preço sempre foi a principal característica dos celulares chineses e a Xiaomi une isso a qualidade, o que torna o Mi 8 um dos melhores celulares atuais. Falando em custo benefício, o apelido de “flagship killer” por muitos anos foi associado aos modelos da OnePlus, concorrente que teve o OnePlus 6 superado pelo Xiaomi Mi 8 devido ao conjunto do hardware, preço e câmera.
O maior marketing positivo ou negativo que um top de linha pode ter é um feedback vindo de especialistas sobre a câmera, o Mi 8 recebeu nota de 99 pontos pela DxoMark, a nota o coloca ao lado do Samsung Galaxy S9 Plus e acima do Google Pixel 2, ambos modelos que sempre foram aclamados pela crítica devido ao trabalho minimalista para entregar fotos de alta qualidade, porém, o topo dessa lista ainda é ocupado pelo Huawei P20 Pro que se distancia com 109 pontos.
Leia também: Xiaomi Mi 8 SE vale à pena? Conheça o melhor intermediário da Xiaomi!
Fotos feitas com o Xiaomi Mi 8
As imagens da galeria mostra uma captura mais colorida da paisagem, não há cores estouradas, ruídos menores em fotos noturnas e um foco mais preciso. Para conseguir fotos mais bonitas, o Mi 8 conta com um recurso de inteligência artificial, onde reconhece dezenas de cenários e aplica filtros que automaticamente se adequa as melhores cores para o cenário.
A tela Super Amoled é uma resposta as mais diversas críticas sobre a tela LCD que a Xiaomi insistia nessa linha, mais uma prova que a marca quis ouvir seus fãs e trazer o modelo mais adequado possível para o mercado, mas isso não é tudo, como proteção há a tecnologia da Gorilla Glass 5 que teoricamente protege o aparelho contra quedas de até 1,5 m de altura, proteção mais do que bem vinda, em um celular com mais de 83% de tela.
O notch, odiado por muitos, indiferente para outros traz uma justificativa: Um sensor infravermelho para mapeamento do rosto em 3D. A Xiaomi garante que é o Mi 8 é o primeiro smartphone Android com desbloqueio facial seguro.
Com exceção do Xiaomi Mi Note 2, GPS nunca foi o ponto forte dos celulares da Xiaomi, mas a história pode ser reescrita com o duplo GPS que compõe o flagship da Xiaomi. Para mostrar a precisão do GPS do Mi 8, a Xiaomi colocou um motorista em um carro com janelas cobertas por um tecido escuro, onde nada era visível e o fez estacionar guiando-se apenas pelo Xiaomi Mi 8, o estacionamento foi feito com sucesso e apesar de não divulgar qual é exatamente a precisão do cálculo, entende-se que não deve ser mais que alguns centímetros, do contrário o teste teria sido falho.
Ficha técnica do Xiaomi Mi 8
- Processador: Snapdragon 845
- GPU: Adreno 630
- Memória RAM: 6GB ou 8GB
- Memória interna: 64GB, 128GB ou 256GB
- Tela: 6.21″ FHD+ Super Amoled
- Bateria: 3400 mAh
- Câmera traseira principal: 12MP com sensor Sony IMX363 Exmor RS + Sensor de 12Mp
- Câmera frontal: 20MP
Contando com o fato de que a Xiaomi fez um esforço para tornar o Xiaomi Mi 8 um dos mais completos flaghships do mercado e para isso trouxe tecnologias inexistentes em concorrentes, sem sombra de dúvidas vale cada centavo. O preço do Mi 8 o torna o top de linha com melhor custo benefício do mercado e tudo isso tem uma explicação: A Xiaomi tem apenas 5% de lucro sobre as vendas dele, isso mostra o esforço da fabricante em entregar o melhor que pode pelo menor preço possível.
Onde comprar
Leia também: Vivo Nex – Conheça o celular que aparece nos jogos da Copa